Projeto Web Indígena

O Projeto Web Indígena é uma ação do grupo de pesquisa “Conhecimento de línguas indígenas brasileiras na relação Universidade & Sociedade”, inicialmente filiado à linha de pesquisa
1."Línguas Jê Meridionais e seus dialetos".

Criado em 2008, é desenvolvido em parceria com a ONG KAMURI  (Núcleo de Cultura, Educação, Etno desenvolvimento e Ação Ambiental)  e conta com apoios da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários   (PREAC-UNICAMP), e da empresa Chuva Inc.

Concebido como uma ação de inclusão digital pró-ativa de comunidades e de línguas indígenas, insere-se no campo das ações e estudos relacionados ao multilinguismo no mundo digital. Sua experiência piloto vem sendo desenvolvida junto ao povo Kaingang, cujo portal Kanhgág Jógo  (“Teia Kaingang”), “no ar” desde dezembro de 2008, constitui experiência pioneira (e, ainda, única) no Brasil, de um website totalmente em língua indígena, incluindo a interface com os usuários. Entre as ações mais recentes desse projeto, esteve a formação de gestores indígenas (capacitação no software livre Drupal), pelo qual a ONG parceira, KAMURI, foi reconhecida com o Prêmio Economia Criativa 2012, do Ministério da Cultura  (MinC), na categoria  “Formação para competências criativas”.

Em 2012 o projeto iniciou sua expansão para outras sociedades indígenas, realizando uma primeira oficina com o povo Xokleng/Laklãnõ, estando previsto, para 2013 e 2014, o desenvolvimento de um site desse povo, e outro dos Nhandewa-Guarani de São Paulo.

Atuam, no projeto, como voluntários, alunos de graduação e pós-graduação da UNICAMP, membros voluntários da KAMURI, e indígenas formados no próprio projeto.

Mais informações disponíveis em: www.webindigena.org